Dino Parque e Museu da Lourinhã promovem visitas guiadas aos locais de escavações fósseis na região

24-08-2025

Experiência única leva visitantes a embarcar numa expedição paleontológica, onde terão oportunidade de conhecer, no terreno, os locais onde foram encontrados alguns dos mais relevantes fósseis de dinossauro descobertos em Portugal.

As visitas são gratuitas e estarão disponíveis em três datas: 28 de agosto, 3 e 11 de setembro, com duração aproximada de duas horas.


O Dino Parque, em parceria com o GEAL – Museu da Lourinhã, vai proporcionar ao público uma oportunidade única para observar de perto o local onde foram encontrados alguns dos fósseis mais impressionantes do período Jurássico em Portugal, reforçando a importância da Lourinhã como uma das regiões mais ricas do mundo neste domínio científico. Numa iniciativa especial e gratuita, o novo programa de visitas guiadas, que estará disponível em três datas e convida o público a explorar a zona de escavações da Praia do Caniçal, promete uma experiência imersiva na ciência e na natureza, desfrutando da paisagem inconfundível da chamada "capital dos dinossauros". 

Com uma duração aproximada de duas horas, as visitas realizam-se em três datas: 28 de agosto (10h00), 3 de setembro (14h30) e 11 de setembro (10h00), mediante inscrição prévia e com lugares limitados a 40 participantes por sessão. O ponto de encontro é junto ao Forte de Paimogo, no topo da colina com vista sobre a Praia do Caniçal, onde terá início a visita com um enquadramento geral da paisagem e das descobertas fósseis na região.

O percurso decorre exclusivamente nas zonas acessíveis da praia, onde os participantes poderão observar, com enquadramento especializado, as arribas onde decorreram as escavações. Entre os destaques da visita estão as jazidas de ovos de dinossauro, os vestígios do Lusognathus almadrava, fósseis associados a Saurópodes como o Zby atlanticus, e do crocodilo Ophiussasuchus paimogonectes, entre outros achados de relevância científica incontornável. A visita inclui ainda a observação de um filão magmático, que completa a leitura geológica do território.

A experiência tem a supervisão técnica do GEAL e é acompanhada por especialistas do Dino Parque Lourinhã, que partilharão o contexto científico das descobertas, histórias reais das descobertas e das campanhas de escavação, bem como curiosidades sobre os fósseis encontrados na Lourinhã, uma das regiões mais ricas do mundo no que diz respeito a vestígios do Jurássico Superior.

"Esta é uma iniciativa que liga diretamente os visitantes ao trabalho paleontológico desenvolvido na região, permitindo-lhes compreender como são feitas as descobertas e qual a sua importância para o conhecimento da vida no passado. No fundo, permite aos visitantes viverem de perto aquilo que habitualmente só conhecem através de exposições", afirma Rui Ferrão, Marketing Manager do Dino Parque Lourinhã, salientando que estamos perante "uma oportunidade rara para compreender, no terreno, a importância científica da nossa região e desvendar algumas das histórias que dão vida aos fósseis que podem encontrar no parque e no museu."

A participação é gratuita, mas os lugares são limitados, sendo privilegiados grupos reduzidos para garantir uma experiência segura, envolvente e personalizada, motivo pelo qual as visitas estão sujeitas a uma inscrição obrigatória, através do e-mail geral@dinoparque.pt ou presencialmente na bilheteira do Dino Parque Lourinhã.

Dado o tipo de terreno e a duração da atividade, a visita não é recomendada para crianças com menos de 6 anos. Todas as crianças devem estar acompanhadas por um adulto responsável e recomenda-se o uso de roupa confortável, calçado adequado para caminhada, chapéu, protetor solar e água.

Com esta nova proposta educativa ao ar livre, o Dino Parque Lourinhã e o Museu da Lourinhã reforçam o seu compromisso com a educação científica e com a valorização do património natural da região, proporcionando ao público uma experiência envolvente e inesquecível num cenário real de descoberta paleontológica, em pleno contacto com a natureza.

O Dino Parque Lourinhã está aberto ao público das 10h00 às 19h00, sendo a última entrada até às 17h30. Os bilhetes têm um custo de 15€, no caso do bilhete para Adulto, e de 11€, no de Criança. Mais informações podem ser encontradas no site www.dinoparque.pt. É possível contactar o Dino Parque Lourinhã através do email geral@dinoparque.pt ou do contacto telefónico 261 243 160.

Sendo a maior exposição temática ao ar livre da Europa, com 10 hectares, o Dino Parque Lourinhã é composto por seis percursos diferentes que permitem aos visitantes observar 201 modelos de espécies de dinossauros e outros animais à escala real, que habitaram o planeta Terra desde há 450 milhões de anos até aos dias de hoje. Desde a sua inauguração em 2018, o parque tem sido um destino de eleição para famílias e entusiastas da paleontologia, além de marcar presença em diversos municípios de Norte a Sul do país com uma exposição itinerante de dinossauros através da iniciativa Dino On The Road.

Premiado uma vez mais, no último mês, com o Travellers' Choice Award do TripAdvisor, o Dino Parque acumula distinções de relevo, sendo Escolha do Consumidor na categoria Espaços de Lazer e Entretenimento na Grande Lisboa, eleito novamente no arranque deste ano, e tendo recebido, por cinco anos consecutivos, o Prémio 5 Estrelas Regiões.