O rei está de volta: Palácio da Ajuda recebe visita encenada gratuita

O Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, vai receber uma visita encenada gratuita a 20 de setembro. A atividade, pensada para visitantes de todas as idades, contará com a presença do próprio rei D. Luís I — ou melhor, de uma personagem que o representa.
O monarca escolheu o edifício como residência oficial em 1862 e viveu ali os seus "anos dourados", repletos de festas e momentos de lazer. Foi também nesta fase que o palácio entrou no seu auge, após ter sido remodelado para acolher a vida do rei e da rainha, D. Maria Pia.
No sábado, 20 de setembro, os visitantes vão poder conhecer melhor a história deste monarca apaixonado por música, teatro e pelo mar. O ator português Martim Galamba ficará responsável por interpretar D. Luís I e dar voz à sua história.
Esta iniciativa costuma ter um custo associado, mas será gratuita nesta data por integrar o programa das Jornadas Europeias do Património. O evento anual, organizado pelo Conselho da Europa e pela União Europeia, pretende celebrar o património cultural e natural em 50 países, oferecendo várias atividades sem custos.
A visita encenada está marcada para as 16h00 e destina-se a maiores de 10 anos. Apesar de ser gratuita, é necessário fazer uma inscrição prévia no próprio dia, na bilheteira do palácio. Apenas as primeiras 20 pessoas serão aceites, por ordem de chegada.