Complexo de Pamukkale

Complexo de Pamukkale – A "Castelo de Algodão" da Turquia
Pamukkale, localizado na província de Denizli, no sudoeste da Turquia, é um dos destinos turísticos mais impressionantes do País, famoso pelas suas formações naturais de travertino e pelas águas termais ricas em minerais.
Conhecido como "o paraíso branco" da Turquia, o complexo de Pamukkale reúne as famosas fontes termais de formação calcárias e a Antique Pool, conhecida como a Piscina de Cleópatra. Diz-se que foi construída a pedido da rainha egípcia, que acreditava no poder curativo e rejuvenescedor das suas águas. Era um local considerado sagrado e já no século II a.C era utilizada como uma espécie de spa pelos locais. No topo das formações fica a antiga cidade greco-romana de Hierápolis, fundada no século II a.C., onde se encontram ruínas de templos, teatros, banhos romanos e necrópoles bem preservadas. As águas termais de Pamukkale, com temperatura média de cerca de 35 °C, foram usadas desde a Antiguidade para banhos terapêuticos, sendo consideradas benéficas para problemas de pele, reumatismo e outras condições de saúde.
Hoje, Pamukkale e Hierápolis são Património Mundial da UNESCO. Para preservar o local, o acesso às piscinas naturais é controlado: turistas podem caminhar descalços sobre parte dos terraços e mergulhar em áreas específicas, como a famosa Piscina de Cleópatra, onde é possível nadar entre colunas romanas submersas.
Com sua combinação única de beleza natural e legado arqueológico, o Complexo de Pamukkale é um símbolo da riqueza cultural e geológica da Turquia, atraindo viajantes do mundo todo para vivenciar essa paisagem quase surreal.