Ilha Ínsua

03-08-2025

A Ínsua de Santo Isidro, mais conhecida como ilha da Ínsua, ergue-se como um pedaço de granito rodeado pelo Atlântico e pelo Minho, onde convivem ruínas de um convento franciscano do século XIV, muralhas do Forte da Ínsua construído por ordem de D. João IV e até um poço de água doce no meio do mar, fenómeno raríssimo no planeta. O lugar foi palco de culto religioso, serviu de bastião militar durante as invasões e permanece, até hoje, como um enigma de pedra e memória.

A Ilha da Ínsua é um verdadeiro tesouro escondido no norte de Portugal, na foz do rio Minho, em frente à vila de Caminha, distrito de Viana do Castelo. 

Além da sua importância histórica, a ilha encanta pela sua beleza natural única, com vista para o encontro do rio com o mar, dunas, vegetação e até um pequeno farol. Em maré baixa, é possível aceder a pé desde a praia de Moledo, tornando a visita ainda mais especial.

A travessia até à Ínsua faz-se de barco desde Caminha ou Moledo - através da empresa DiverMinho  - e já o desembarque transmite a sensação de estar a entrar num mundo à parte.