O que visitar na Ilha de São Miguel com crianças

29-07-2025

A Ilha de São Miguel, nos Açores, é um destino encantador para famílias com crianças. Com paisagens deslumbrantes, natureza acessível e atividades ao ar livre, há muito o que explorar em segurança e com diversão garantida para os pequenos.  


Parque Terra Nostra (Furnas)

O Parque Terra Nostra é um verdadeiro paraíso verde, com trilhos tranquilos e um grande tanque termal onde crianças podem nadar (com supervisão, claro). A água quente e rica em ferro é uma experiência única, e os jardins botânicos são perfeitos para um passeio em família.


Lagoa das Sete Cidades

Um dos cartões-postais da ilha, este conjunto de lagoas é perfeito para piqueniques e passeios em família. Há miradouros de fácil acesso, como o Miradouro da Vista do Rei, e a margem da lagoa é ideal para caminhar, andar de bicicleta ou até alugar caiaques.


Lagoa do Fogo

A descida à Lagoa do Fogo é um passeio imperdível para todos os apaixonados pela natureza, pela descoberta e por viagens. O percurso é relativamente fácil e rápido, mas proporciona vistas lindíssimas a cada passo, e o espanto e encanto fazem eco no silêncio com que se é recebido na Lagoa do Fogo – um local isolado, selvagem e primitivo, protegido da presença humana em massa.


Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões

Localizado no nordeste da ilha, este parque oferece trilhos, moinhos de água, cascatas e zonas de piquenique. As crianças adoram explorar os caminhos pela floresta e ver as quedas d'água. É um ótimo lugar para um dia de contato com a natureza.


Moinho do Parque da Ribeira dos Caldeirões

Este moinho de água representa uma época em que a moagem dos cereais para fazer o pão se revestia de grande importância em todo o concelho de Nordeste, havendo registos de terem existido várias dezenas, construídos ao longo das ribeiras com maior caudal.

Podem visitar o moinho e ver como funcionava através dos painéis informativos que estão disponíveis no interior. Ainda é visível a levada que conduz a água até ao moinho e os engenhos de moagem no seu interior.


Miradouro da Grota do Inferno

O Miradouro da Grota do Inferno, também conhecido como Boca do Inferno, é um dos mais impressionantes miradouros da ilha de São Miguel, nos Açores, oferecendo vistas panorâmicas sobre a Caldeira das Sete Cidades e o oceano. 


Gruta do Carvão (Ponta Delgada)

Uma visita educativa e divertida. Esta antiga formação vulcânica oferece visitas guiadas em trilhos fáceis. É uma maneira empolgante de ensinar às crianças sobre a origem vulcânica dos Açores.


Ilhéu de Vila Franca do Campo

Durante o Verão, uma visita ao ilhéu é imperdível. Após um curto passeio de barco, chega-se a uma piscina natural protegida, perfeita para crianças brincarem na água com segurança. Leve chapéu, protetor solar e lanches.


Plantação de Chá Gorreana (Ribeira Grande)

Visitar a plantação mais antiga da Europa é uma experiência diferente. As crianças podem correr pelos campos de chá, ver as máquinas antigas em funcionamento e provar chás locais. É gratuito e ideal para uma tarde tranquila.


Poça da Dona Beija (Furnas)

Também conhecida como "Poça da Juventude", "Água do Poço", ou "Poça do Paraíso", a Poça da Dona Beija é uma Piscina Termal num cenário natural de ímpar beleza e encanto. Aqui encontram 5 diferentes áreas termais onde podem ir a banhos em família.


Monumento Natural da Caldeira Velha

A Caldeira Velha é uma cascata de água quente férrea, que desagua numa piscina natural onde se pode tomar banho. Localizada na encosta da Serra de Água de Pau, na Ribeira Grande, e ladeada de fumarolas – sempre a recordar-nos as manifestações vulcânicas da ilha! – a Caldeira Velha é um cenário idílico que podem desfrutar em família.


Ferraria

Localizada no extremo sudoeste da Ilha de São Miguel, nos Ginetes, a Ponta da Ferraria é um local de paragem obrigatória para quem visita a região.

Assim como toda a ilha tem origem em fenómenos geológicos vulcânicos, também as nascentes de águas termais, que contribuíram para a construção de termas e espaços para banhos no mar, transformaram a Ponta da Ferraria numa ótima opção para quem gosta de relaxar e descansar. As piscinas naturais de água quente chegam até uma temperatura acima dos 30º graus!


Museu Militar dos Açores (Ponta Delgada)

Se o tempo não estiver bom, este museu é uma opção interessante e educativa. Localizado no Forte de São Brás, tem exposições de armas, fardas e objetos históricos. Algumas partes são interativas e atraentes para o público mais jovem.


Jardim Botânico António Borges (Ponta Delgada)

Este jardim no centro da cidade é gratuito e ótimo para correr, explorar grutas artificiais, árvores gigantes e lagos com patos. Um dos melhores lugares para descansar um pouco enquanto as crianças brincam livremente.


Casa João de Melo

Esta casa pertenceu aos pais do escritor João de Melo e foi adaptada para funcionar como um espaço dedicado à atividade cultural. Aqui encontram-se conteúdos de divulgação histórica e etnográfica do concelho e da freguesia da Achadinha, com destaque para as casas e cozinhas tradicionais.

Tem uma agradável sala de leitura, complementada com um pequeno espaço expositivo, onde se encontra a coleção bibliográfica doada por João de Melo e todas as obras publicadas pelo escritor.


Praias em São Miguel

As praias vulcânicas de São Miguel possuem, na sua maioria, um areal com coloração escura, e são verdadeiros paraísos naturais que vale a pena visitar.

Praia de São Roque (Ponta Delgada)
Praia de São Roque (Ponta Delgada)
Praia do Pópulo (Ponta Delgada)
Praia do Pópulo (Ponta Delgada)
  • Praia dos Mosteiros (Mosteiros)
  • Praia de Santa Bárbara (Ribeira Grande)
  • Praia do Fogo (Ribeira Grande)
  • Praia dos Moinhos (Ribeira Grande)
  • Praia do Lombo Gordo (Nordeste)
  • Praia das Milícias (Ponta Delgada)
  • Praia do Pópulo (Ponta Delgada)
  • Praia de São Roque (Ponta Delgada)
  • Praia da Vinha D'Areia (Vila Franca do Campo)
  • Praia de Água D´Alto (Vila Franca do Campo)
  • Praia da Amora (Vila Franca do Campo)
  • Praia da Caloura (Lagoa)

Piscinas em São Miguel

Piscinas Naturais da Lagoa: formam um complexo municipal balnear junto à costa recortada de rochas vulcânicas negras, mantendo águas cristalinas e de excelente qualidade ambiental certificada com Bandeira Azul e "Qualidade de Ouro" em 2025  

Complexo de Piscinas Municipais das Poças: localizado na cidade da Ribeira Grande, na freguesia de Matriz, virado a norte e banhado pelo oceano Atlântico. É uma zona balnear mista pois para além das três piscinas possui ainda uma zona de praia com areia natural.

Piscina Natural da Boca de Ribeira: um verdadeiro refúgio costeiro: forma-se numa cavidade natural esculpida pelas antigas lavas basálticas e erosionada pela ação do mar, a pouca distância da vila de Nordeste. A água límpida e a areia vulcânica escura criam um cenário pitoresco e tranquilo ideal para nadar ou fazer snorkeling. 

Piscinas Naturais da Lagoa
Piscinas Naturais da Lagoa
Complexo de Piscinas Municipais das Poças
Complexo de Piscinas Municipais das Poças
Piscina Natural da Boca de Ribeira
Piscina Natural da Boca de Ribeira

Dicas para famílias:

  • Leve sempre roupa extra e toalhas, pois as águas termais e as lagoas convidam a mergulhos inesperados.

  • Muitos restaurantes são "family-friendly" e oferecem menus simples e espaço para crianças.

  • Os trilhos nos Açores são, em geral, bem sinalizados e há vários de dificuldade fácil, ideais para caminhadas com carrinhos de bebé ou crianças pequenas.