Quintas Pedagógicas

17-08-2025

As quintas pedagógicas em Portugal desempenham um papel fundamental na educação ambiental e rural, promovendo o contacto direto com a natureza, os animais e as tradições agrícolas. Espalhadas por todo o País, estas quintas são espaços educativos e interativos, destinados sobretudo a crianças e jovens, mas também acessíveis a famílias, escolas e público em geral.

Nas quintas pedagógicas os visitantes podem aprender sobre:

  • Ciclos da natureza e da agricultura;
  • Criação de animais domésticos (galinhas, coelhos, ovelhas, cabras, porcos, vacas, etc.);
  • Cultivo de produtos hortícolas e frutícolas;
  • Sustentabilidade, reciclagem e respeito pelo meio ambiente;
  • Práticas tradicionais ligadas à vida rural.

Através de visitas guiadas, oficinas práticas, jogos e atividades sazonais (como a apanha da fruta, a sementeira ou a ordenha), os visitantes vivem experiências enriquecedoras e sensibilizadoras.

Objetivos das Quintas Pedagógicas

  • Educar para a sustentabilidade e promover hábitos de vida mais ecológicos;

  • Valorizar o meio rural e as profissões ligadas à agricultura e pecuária;

  • Combater o afastamento das crianças da natureza, sobretudo em contextos urbanos;

  • Reforçar a ligação entre gerações, ao transmitir saberes tradicionais;

  • Estimular a curiosidade e a aprendizagem através da experiência direta.

Importância Educativa e Social

Estas quintas ajudam a promover valores como a responsabilidade, o respeito pelos animais e o trabalho em equipa. Além disso, funcionam como espaços terapêuticos e inclusivos, acolhendo também pessoas com necessidades educativas especiais.


Cantinho dos Póneis (Pinhal Novo e Sintra)

Os sete póneis têm tudo para serem as estrelas do espaço, mas não. A alpaca, o dromedário, as cabrinhas, entre outros, fazem as delícias das crianças, sobretudo quando chega a hora de alimentá-los. Neste cantinho onde também se fazem festas de aniversário, a diversão é garantida!


Monte Selvagem (Montemor-o-Novo)

Num típico monte alentejano com sobreiros e azinheiras, várias espécies de plantas, animais (doméstico e selvagens) encontram um refúgio do bem e um autêntico paraíso para famílias. Podem contar com momentos de animação, atividades de sensibilização ambiental, múltiplos espaços de aprendizagem e lazer para miúdos e graúdos, de onde se destacam o trampolim XXL e as casinhas nas árvores, entre tantas outras ações divertidas. 


Quinta do Pisão (Cascais)

Aventurem-se pelos caminhos do Pisão montados num burro lanudo (espécie em vias de extinção) em visitas guiadas, onde se explicará a importância dos animais na manutenção da biodiversidade do local. Uma oportunidade única para conhecerem a natureza em todo o seu esplendor.


Parque da Lavandeira (Vila Nova de Gaia)

Passear pelos trilhos deste parque é sempre uma agradável surpresa. Com sorte vislumbram-se ouriços cacheiros, pavões, poligónias (borboletas), rãs-verdes, salamandras de pintas amarelas, sardão ocelado, entre tantas outras magníficas espécies que habitam no Parque da Lavandeira. Também dispõe de percursos pedestres, jardins temáticos e zona para fazer piqueniques.


Parque da Mina (Monchique, Portimão)

O Parque da Mina é um parque temático localizado em Monchique. Oferece uma combinação única de natureza, história e cultura, com destaque para uma antiga casa senhorial restaurada, trilhos naturais, minas antigas de minério de ferro e uma pequena quinta com animais. Ideal para famílias, o parque proporciona uma viagem educativa e interativa pelo passado rural e mineiro da região.  


Quinta Pedagógica Alão Radical (Alenquer)

Localizada na zona rural de Alenquer, a Quinta Pedagógica Alão Radical oferece um ambiente natural fantástico, ideal para aprender brincando. Com mais de 100 animais de diversas espécies, piscina natural, picadeiros cobertos e ao ar livre, boxes para cavalo, áreas de piquenique, barbecues, horta, sala de refeições e espaços de estudo, a quinta alia diversão, educação e contacto com a natureza. Entre as atividades disponíveis estão a escola de equitação, campos de férias, festas de aniversário, visitas de escolas, apoio ao estudo e o serviço "A Quinta vai à Escola".


Quinta Pedagógica Burros do Magoito (Sintra)

Cuidar de um burro, alimentar uma cabra, acarinhar uma porca ou montar um pónei são algumas das coisas que se pode fazer na Quinta Pedagógica Burros do Magoito. Localizada perto da aldeia do Magoito, este espaço rural promove atividades educativas e divertidas, sem esquecer de incentivar uma maior responsabilidade ambiental. 


Quinta Pedagógica Casa das Palmeiras

Preparem-se para interagir com os animais, experimentar a piscina biológica, passear pelo jardim de aromas e bosque encantado e aproveitar do charco com vida. Consta que um só dia não chega para desfrutar de tudo, por isso funciona também como hotel rural. 


Quinta Pedagógica da Caria (Torres Vedras)

Sob o lema educar, admirar e degustar a Quinta da Caria orgulha-se de proporcionar experiências sensoriais através de visitas guiadas, workshops e dos produtos biológicos à venda. Há ainda um estábulo, com ovelhas, cabras, galináceos e os amistosos burros, que podem ser escovados e alimentados pelos miúdos. Já no parque infantil, graças à pista de carro a pedais, a diversão também é garantida.


Quinta Pedagógica da Granja (Loures)

Muito perto do centro de Lisboa há um lugar adorado pelas crianças, por causa dos seus simpáticos habitantes. Póneis, burros, ovelhas, vacas, porcos, cães e galinhas estão na Quinta da Granja à espera que os visitem. O espaço também oferece programação de férias e organização de festas de aniversário. 


Quinta Pedagógica da Samoqueirinha (Vila Nova de Milfontes)

Todos os dias pela manhã, a Quinta da Samoqueirinha abre o portão, para quem quiser conhecer e acariciar os animais da quinta. Desde o burro, pónei, cabras, ovelhas, coelhos, patos, galinhas entre tantos outros. Todos são amigáveis e gostam muito de receber visitas. 


Quinta Pedagógica das Manas (Guimarães)

Uma oportunidade única de descobrir e abordar muitas espécies através de atividades educacionais com animais domésticos, selvagens e exóticos. Apelar à curiosidade descobrindo o mundo dos seres vivos através dos animais e plantas da quinta é um dos objetivos da Quinta das Manas. 


Quinta Pedagógica de Aveiro

Situada na Escola Equestre de Aveiro inclui uma programação, onde se pode aprender a montar a cavalo ou pónei, tratar dos animais, cuidar da horta ou até mesmo pôr a mão na massa para fazer pão. As famílias podem aproveitar ainda para fazer um piquenique e aos mais destemidos é dada a oportunidade de se aventurarem na escalada, slide e circuito de pontes. 


Quinta Pedaógica de Braga

A Quinta Pedagógica de Braga é um espaço educativo e lúdico que oferece contacto direto com a natureza e a vida rural. Localizada na cidade de Braga, tem como objetivo promover a educação ambiental, a agricultura biológica e o bem-estar animal. Com diversas espécies de animais, hortas, pomares e oficinas, é um local ideal para visitas escolares, famílias e todos os que queiram aprender mais sobre o meio rural de forma interativa e divertida.


Quinta Pedagógica de Pentieiros (Ponte de Lima)

Esta quinta pedagógica pretende mostrar ao público, especialmente aos mais novos, o dia a dia da vida rural minhota. Aqui encontram vários animais, uma horta, viveiros, uma estufa, pomares, um campo de ervas aromáticas e medicinais e ainda um parque de campismo, um albergue e piscinas ao ar livre.


Quinta Pedagógica de Portimão

A Quinta Pedagógica de Portimão tem a particularidade de trazer até à cidade tudo o que o campo tem de melhor, todos os seus ensinamentos e experiências de vida. É acima de qualquer coisa, um espaço para ver, aprender, perguntar, participar nas mais diversas atividades, ateliês e oficinas. Aqui as crianças podem fazer pão, queijo, bolos e até alimentar os simpáticos habitantes da quinta. 


Quinta Pedagógica do Fundão

Passeios de carroça, visitas ao cantinho das aromáticas e das hortícolas e ao pomar são algumas das atividades da Quinta Pedagógica do Fundão, que também tem estábulo, galinheiro, assim como outras zonas com animais que fazem as delícias dos mais novos. Outro atrativo é o forno a lenha que recria o ciclo do pão.


Quinta Pedagógica do Monte das Farrobas (Olhão)

Nesta quinta é possível encontrar um ambiente rural muito acolhedor, onde é possível passar um dia diferente na companhia dos animais. O programa de atividades do Monte das Farrobas conta com leque de tarefas do dia-a-dia da quinta, onde, para além de aprender a cuidar de uma hora e dos animais, também ficamos a conhecer percurso de alguns alimentos, como o pão, queijo e manteiga.


Quinta Pedagógica dos Olivais (Lisboa)

É um dos locais privilegiados para as crianças que moram na cidade contactarem com o mundo rural. Todos os meses as famílias e escolas que visitam podem participar em várias atividades, incluindo ajudar a tratar dos animais. Para quem está a pensar adotar um patudo, existe um espaço reservado a cães que precisam de uma família.  


Quinta Pedagógica Lugar dos Pernilongos (Setúbal)

Fica em Setúbal e é ideal para as famílias que não dispensam brincar ao ar livre. As visitas ao Lugar dos Pernilongos incluem passeios a pé pela herdade para conhecer os seus simpáticos habitantes (coelhos, cabras, gansos, patos, galinhas, patos, vacas e ovelhas) e algumas atividades específicas relacionadas com a vida na quinta.


Quinta Santa Isabel (Matosinhos)

A Quinta de Santa Isabel desenvolve um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas relacionadas com as tarefas rurais, que vão desde o semear e colher, aos cuidados e alimentação de animais. O respeito pela natureza e os animais são os valores pelos quais se rege este espaço e cuja vasta programação engloba oficinas, campos de férias, equitação, etc.


Quintinha de Monserrate (Sintra)

Plantada na Serra de Sintra, a três quilómetros da vila, a Quintinha de Monserrate desafia todos os visitantes a brincarem aos agricultores e a descobrirem o fascinante mundo dos animais. Para as famílias há atividades bastante divertidas e enriquecedoras para fazer ao fim de semana. 


Quintinha do Lidl (Jardim Zoológico de Lisboa)

É um mundo à parte dentro do Jardim Zoológico de Lisboa. Na Quintinha do Lidl habitam animais domésticos, como o burro e o coelho, que vivem "colados" aos outros mais selvagens. Por lá o tratador explica tudo o que há a saber sobre a vida dos animais na quinta. Para aceder ao espaço rural é necessário comprar bilhete de entrada.


Quintinha Pedagógica de Canelas (Vila Nova de Gaia)

"Num só espaço, o melhor de vários Mundos", é este o slogan que melhor define a Quintinha de Canelas. Aqui as crianças aprendem a cuidar dos animais e da horta, mas também podem fazer festas de aniversário e aprender a montar a cavalo no Centro Hípico. 


Quinta Pedagógica Horta da Formiga (Baguim do Monte, Rio Tinto)

Quinta Pedagógica Horta da Formiga é um espaço educativo integrado no Parque Aventura e Trilho Ecológico da LIPOR, localizado em Baguim do Monte, concelho de Gondomar.
Esta pequena quinta serve como centro de demonstração de práticas de sustentabilidade agrícola e de circularidade alimentar, promovendo a compostagem doméstica, hortas, pomar, jardim de plantas aromáticas e medicinais, roseiral, flores comestíveis e zona animal com galinhas, patos, perus, cabras, ovelhas, póneis e um burro Geocaching.